Bem-vindo(a) ao Versus Acne.
  • Rosácea - Causas e tratamentos

    Me desculpem a demora para postar... mas finalmente escrevi o post que tinha prometido sobre rosácea baseado em estudos da National Rosacea Society, uma entidade dedicada ao incentivo de pesquisas sobre a doença. Embora a rosácea não seja exatamente acne nem um um tipo de, eu escrevi a matéria porque é muito fácil confundir os dois. Além disso, é um assunto muito interessante sobre o qual poucas pessoas conhecem. Então, continue lendo para saber mais!


    A rosácea é uma doença crônica que atinge dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo. É mais freqüente em mulheres adultas, mas pode atingir ambos os sexos e qualquer faixa etária.

    Os sintomas costumam se manifestar após os 30 anos como uma pequena vermelhidão nas bochechas, nariz, queixo ou testa que se acentua ou regride de tempos em tempos. Em alguns casos a rosácea pode atingir orelhas, couro cabeludo e as costas.






    Com o passar do tempo, a vermelhidão poder tende a se tornar mais intensa e outros sintomas podem aparecer, como espinhas e olhos lacrimejantes ou avermelhados. Em casos mais graves pode se desenvolver uma condição chamada rinofima, que em alguns casos leva a desfiguração do nariz, geralmente nos homens, que demoram mais tempo para procurar um tratamento em via de regra.

    As causas

    Ainda não se sabe com certeza o que causa a rosácea, mas alguns estudos levantam teorias que aguardam comprovação. Eles supõe que a rosácea pode ser causada por ácaros e bactérias presentes na pele, fatores psicológicos, problemas circulatórios ou ser uma resposta alérgica anormal determinada pela genética.

    Mesmo que as causas ainda não tenham sido esclarecidas, os pacientes relatam fatores que desencadeiam a piora da doença.

    Os “gatilhos”


    Certas condutas ou situações pioram a condição da pessoa que tem rosácea. Também não se entende ainda por que isso acontece, mas evitar os fatores desencadeantes é uma forma de aliviar os sintomas da doença.


    Veja os dados de uma pesquisa com 1066 pacientes feita nos Estados Unidos:







    Reflexos psicológicos




    Por alterar drasticamente a aparência da pele, muitos pacientes que sofrem de rosácea afirmam que a doença causa grandes impactos negativos na sua vida pessoal e profissional. O stress contribui para piorar a condição da doença nos 79% que são sensíveis a esse fator, como mostra a tabela.

    Uma pesquisa promovida pela National Rosacea Society ouviu de 76% dos entrevistados com rosácea que a doença diminui a sua auto-estima e confiança. 41% disseram que a mesma doença também fazia com que eles evitassem sair em público e manter contato social.
    Entre os pacientes com sintomas severos, 30% deles afirmam que perderam o emprego por causa da doença.

    A rosácea é contagiosa?

    Não. A rosácea não é considerada uma doença infecciosa. Até o momento, não há dados que mostrem que a doença possa ser transmitida pelo ar ou pelo contato próximo.

    Como saber se eu tenho rosácea?

    O diagnóstico deve ser feito por um dermatologista baseado nos sintomas característicos da doença.

    Não há nenhum tipo de teste clínico que possa ser feito, a não ser para eliminar a possibilidade de outras afecções da pele.

    Se você desconfia que tem rosácea, é esperado que tenha algum destes sintomas primários da doença:

    - Vermelhidão persistente

    É um dos principais indícios da doença. A vermelhidão pode ser simétrica, nos dois lados do rosto, ou não. Manifesta-se com intensidade diferente em cada pessoa, mas, na maioria dos casos, se assemelha a uma queimadura solar.

    - Espinhas

    São semelhantes às causadas por acne, mas não há presença de comedões (cravos) nem de cistos.
    É importante lembrar que a pessoa que tem rosácea pode ter cravos e cistos, mas, neste caso, ela está lidando com duas doenças diferentes (acne e rosácea) que exigem tratamentos distintos, ocasionalmente complementares.

    - Telangiectasias (vasinhos)


    É um sintoma comum o aparecimento de vasinhos visíveis, principalmente na regiãos dos olhos e ao redor do nariz.

    A rosácea também podem se expressar outros sintomas nem sempre presentes em todos os casos:

    - Irritação dos olhos

    - Sensação de queimação

    - Aparência ressecada da pele

    - Inchaço

    - Formação de escamas

    - Rinofima







    Como tratar a rosácea?

    Por ser uma doença crônica, a rosácea não tem cura, contudo, existem medicamentos usados para tratar os sintomas.

    Geralmente são usados antibióticos e remédios tópicos (pomadas, cremes ou loções aplicados diretamente na pele) no início do tratamento para evitar a piora e controlar a doença. Em seguida, um tratamento de manutenção é prescrito e o uso dos antibióticos, na maioria das vezes, suspenso.
    Não se sabe precisamente a função deles (os antibióticos) na remissão dos sintomas, mas acredita-se que o seu efeito antiinflamatório esteja seja o responsável pela melhora, já que a rosácea não é comprovadamente desencadeada por nenhum tipo de infecção.
    Para amenizar os vasinhos, podem ser usados luz pulsada, injeções ou pequenos procedimentos cirúrgicos. Há ainda meios de corrigir o desenvolvimento do rinofima e de vermelhidões muito extensas definidos pelo dermatologista ou cirurgião plástico.

    De toda forma, é preciso manter expectativas sensatas e saber que a prevenção é sempre a melhor opção.

    Os primeiros cuidados e a pré-rosácea

    É impossível prever a ocorrência de Rosácea (embora se saiba que ela seja mais comum em indivíduos descendentes de irlandeses, inglesses, escoceses, escandinavos e alemães). Portanto, é importante procurar um dermatologista assim que forem notados sintomas substanciais que indiquem o início da doença.

    Em alguns casos é possível identificar a pré-rosácea, um conjunto de indícios que demonstra um primeiro estágio da rosácea. Neste caso, é possível evitar o estilo de vida e os fatores ambientais que agravam a condição, impedindo o seu desenvolvimento pleno.

    Quanto mais cedo for iniciado o tratamento apropriado, menores serão os impactos estéticos.

    Espero ter ajudado!


    14 comentários antigos:


    Anônimo disse...
    gostaria de saber,ate onde o uso de metronidazol 1%gel creme tem eficacia?e pq razao sua aplicaçao é uma vez diaria, sendo esta noturna?qd q se deve iniciar, se é que se deve iniciar, o uso de metronidazol comprimidos?podemos estacionar esta doença de alguma maneira evitando assim o avanço de seus estagios?

    21 de setembro de 2010 06:42


    Anônimo disse...
    Oi tenho rosácea
    4 de outubro de 2010 11:23


    Anônimo disse...
    me ajude odeio isso
    4 de outubro de 2010 11:24


    Anônimo disse...
    gostaria de saber sobre a doença infogoboide bolhoso. eu tive esta e fiquei toda feridenta até dentro da boca e atacou as vistas não posso parar de tomar ocortisona ja tomo a3 anos

    23 de outubro de 2010 03:56


    Anônimo disse...
    Bom dia tenho rosacea e gostaria de passar em um dermatologista especialista nesta doença em São paulo para fazer um tratamento adequado e se possivel gratuito.obrigado.
    5 de novembro de 2010 04:42

    Anônimo disse...
    Eu tive rosácea durante bastante tempo e consegui curar-me com pomada/creme cujo principio activo é o metramidazol. Rodermil nos primeiros 15 dias e depois uso o resodermil
    6 de novembro de 2010 13:55


    Anônimo disse...
    Oi voce usou e curou nao voltou mais?
    saiu a vermelhidao?
    tenho 21 anos e tenho rosacea desdo dos 12 anos..
    quando li oq voce postou me deu uma grande esperança!!
    me puder me falar mais..
    2 de dezembro de 2010 08:39


    Anônimo disse...
    OI TENHO ROSACEA, DESCOBRI AGORA A POUCO ESTOU TRATANDO COM FLUCONAZOL, TETRACICLINA E METRONIDAZOL, ESPERO QUE MELHORE PORQUE ESTÁ HORRIVEL MEU ROSTO.
    28 de abril de 2011 11:08

    Anônimo disse...
    Olá! Faço tratamento para rosácea com creme de nicotinamida 4%. Já uso há uns 2 anos, mas não obtenho melhora. O que me aconselha?
    20 de maio de 2011 19:59


    Anônimo disse...
    Oi Pessoal


    Tenho uma vermelhidão no nariz e sei como isso incomoda. Atualmente estou fazendo testes com minha alimentação para tentar amenizar minha aparência. Após muitos tentativas consegui algum progresso. Eu troquei o café com leite, por chá de camomila. Faço assim: pela manhã, à tarde e à noite antes de dormir. À noite eu também passo o chá pela área afetada. A vermelhidão deu uma boa regredida, não sumiu, mas pelo menos fica num estágio mais aceitável e sem remédios e pomadas.


    Saibam que os resultados são lentos, por isso não espere tomar à noite e acordar sem nada. Se não houver melhora, faça outros testes! Pense no que você come diariamente e vá substituindo por outros alimentos, preferencialmente naturais. Pelo menos comigo houve um resultado e fiquei contente por isso. Pense no leite, cafeína e acúcares.


    Boa sorte!
    20 de junho de 2011 22:03


    Anônimo disse...
    Olá, tenho acne e rosacea, descobri hj, minha pele está horrível, comecei a tomar azitromicina. Alguém já tomou azitromicina e teve resultado?
    18 de julho de 2011 18:48


    sollunna disse...
    oi tenho rosacia estou fasendo o tratameno é muito chato e percistente ninguem merece esta doença .
    14 de agosto de 2011 14:20


    Anônimo disse...
    Olá,
    Tenho Rosácea há mais de dez anos e posso dizer que é uma doença que pode ser controlada. Como foi demonstrado aqui, na pesquisa, o calor, o frio os condimentos e o stress estão entre os principais fatores desencadeantes. Procurem evitá-los, até porque será bom para a saúde em geral. Uso sabonete de camomila e filtro solar Ansolar. Só isso e uma base da Clinique para disfarçar. Boa sorte.
    24 de agosto de 2011 19:37


    Anônimo disse...
    Ola,tenho Rosácea a mt tempo,as vezes melhora mas no momento esta mt ruim,estou em tratamento com o medicamento Metronidazol,vamos ver se melhora alguma coisa.Se melhorar volto pra dizer.Boa sorte.
    OBS:Em mim a doença começou aos cinquenta e dois anos,em plena menopausa.
    5 de setembro de 2011 11:22
    Comentários 23 Comentários
    1. Avatar de Não Registrado
      Oi
      Eu tenho rosácea ha mais de 30 anos
      Eu uso protetor solar até dentro de casa...
      Não ando no sol, não vou a praia, e evito ambientes quentes e bebidas quentes...
      Quando a rosácea está muito ativa, eu uso metronidazol gel, e ja usei algumas vezes antibiótico, indicado pelos dematologistas de acordo com a aparência da rosácea...
      Tambem uso bloqueador solar 60, no verão..
      Lavo o rosto com água fria, e algumas vezes até uso gêlo(no verão)...
      Leila
    1. Avatar de Não Registrado
      Ótimas dicas Leila, obrigado!
    1. Avatar de Não Registrado
      Olá, tenho 27 anos e descobri a rosácea aos 25 anos. Não posso ficar perto de ventiladores e nem sentir o ar do ar-condicionado próximo a mim que meu rosto fica vermelho e irritado. O calor agrava bastante também. Quando estou em crise meu rosto começa a coçar, aparece bolinhas brancas como se fossem espinhas pequenas e a vermelhidão. Algumas vezes meu rosto fica inchado e dolorido. O engraçado é que ainda não descobri a causa das crises, já mudei a minha alimentação e sempre tento manter o controle emocional. Não consumo bebidas alcolicas e não pego sol de jeito nenhum. Passei alguns meses sem as crises sem usar medicação nenhuma. O Uso de protetor solar foi fundamental para melhorar as crises.
      Boa sorte a todos!!
    1. Avatar de cleiderosacea
      Há 3 dias não durmo direito, calor intenso no rosto o dia todo, apareceu papulas no nariz e no rosto, fui espremer, sangrou demais, e estou intensamente nervosa!acredito ser rosacea!vi as fotos e os sintomas na net!vou procurar um dermatologista urgente!estou péssima!
    1. Avatar de Não Registrado
      Tbém descobri q tenho rosacea a pouco tempo e o dematologista passou duas pomadas: rosex para usar durante o dia e adacne para passar a noite, receitou também vibramicina de 100. O efeito psicológico é horrivel, tenho vergonha e medo de ser rejeitada, isso sem contar que o efeito do antibiótico no estômago é horrível pois tenho gastrite.
    1. Avatar de Não Registrado
      Possuo a rosácea desde minha infância, há mais de 20 anos pelo menos. Desisti diversas vezes de tratar, mas cansei agora e resolvi ir atrás para parar de usar pomada de cortisona. Minha rosácea está cada vez mais crônica. Tentei primeiro com antibiótico (tetraciclina), porém é só parar que ela volta. E passo todas as noites a pomada de metronidazol 1%gel, que segundo meu dermato, é um pouco de antiflamatório. Mas agora vou fazer o tratamento à base de Roacutan. Estima-se 1 ano de remédio. É caro, mas espero que valha a pena. Comecei hoje. E MULHERES, fiquei atentas que NÃO PODE engravidar de jeito NENHUM!!! Esse remédio normalmente é pra acne mesmo, mas como a rosácea é parente da acne, espero que resolva. Estima-se no 1o ciclo de tratamento cura de 82%, e se precisar de um 2o ciclo, a eficácia é de 98%. Falem com seus dermatos! Mas cuidado, esse remédio é bem forte e sério! Espero ter ajudado para os que estão perdendo as esperanças, assim como eu estava...
    1. Avatar de fernando alex
      Se quiser curar sua rosacea, basta usar ROACUTAN na dosagem correta, o rsto pode jogar fora.
    1. Avatar de Não Registrado
      Bom pessoal quero deixar aqui meu testemunho de fé. Descobri que tinha rosácea no final de setembro qd resolvi procurar um dermatologista. Quero deixar bem claro que as minhas palavras são ditas de todo o coração e que desejo td de melhor para as pessoas q tem essse problema mais que pode ser vencido com fé em Deus, Senhor Jesus Cristo e Virgem Santíssima. Asssim como eu venci quero q tds vençam tb. Queria contar td minha experiência... minha vida estava assim nos últimos tempo principalmente nesse ano estava sempre mt anciosa e preocupada porque tinha medo de perder meu namorado qd a gente brigava ficava mt nervosa coloquei ele na minha em 1 lugar e sofria mt por causa disso e não conseguia enxeguar o q as pessoas me falavam e ia levando assim a vida ...até a minha vida religiosa não tava dando tanto valor quanto era para dar....só me preocupava em me arrumar para ficar cada vez mais bonita pq sempre fui mt elogiada e buscava cada vez mais a beleza...ou seja minha vaidade só crescia. Além dissso, outro fator que contribuiu foi o fato de ter feito um tratamento incorreto com um outro dermatologista . Tinha minhas bochechas e minha testa um pouco rosada e fui diagnósticada na época q tinha dermatite seborréica aí o médico passou para eu usar topicamente desonida 2 vezes ao dia por 40 dias...só que simplesmente eu usava 1 vez ao dia tinha dia q eu não usava e nesse brincadeira usei por 8 meses. Em julho desser ano percebi q algumas mudanças estava ocorrendo no meu rosto minhas bochechas ficaram mais rosadas e ficavam vermelhas qd me ia para o sol sendo q em agosto começou a aparecer algumas espinhas q desapareciam depois q eu usava o remédio.Como já falei sempre fui mt vaidosa e usava sempre maquiagem qd sai de casa se saisse três vezes a três vezes usva maquiagem . Usava protetor + pó+ blush...era assim td dia fora as maquiagens pesadas do fim de semana. No meio de setembro foi qd eu tive uma crise realmente acordei com a cara td empolada vermelha quase morri do coração....fiquei mt triste não gosto nem de lembrar e tinha que ir para universidade aí passei pó e piorou ainda mais ....nesse fds meu namorado tava trabalhando fora e pensava assim graças a Deus deve ser só um alergia a um pó ou a um hidratante q eu estava usando aí passei por quatro dias uma pomada q é uma mistura de corticóide com antibiótico e melhorou meu rosto ficou limpinho...só q qd foi no outro final de semana apareceu de novo nno dia snterior tinha tomqado café, bebida alcólica e ainda tinha brigado com meu namorado, sem falar q o lugar q eu tinha ido q era um sítio estav um calor abafado absurdamente...no outro dia tinha aparecido de novo aquela empolação e vermelhidão fiquei arrasada e tb pq ia me separar novamente do meu namorado que ele tinha q trabalhar...passei novamente aquela pomada e melhorou só q eu resolvi procurar um médico dermatologista para evitar q eu ficasse me auto medicando.Quando contei a minha história e ele viu o meu rosto e tb tinha tirado umas fts para mostrar para ele como é que ficava qd tinha crise ele disse q tinha era rosácea e me explicou...fiquei arrasada triste demais .... tornei um problema um problemão . Ele passou para eu usar metronidazol em gel 0,75% 2 vezes ao dia e tetraciclina 500mg para eu tomar de 12 em 12 hrs. Gente simplesmente eu passei um mês quase q em depressão melhorava e piorava não tinha mais forças para nd...não gostava mais de ir para universidade , não gostava de ir para academia, não gostava mais de sair de casa resumindo e isso piorava asituação...O meu dermatologista me dissse q meu problema era só meu psicológico q da parte física ele jah tinha feito td o q podia fazer q eu estava depressiva ele me mando até eu ir procurar um acompanhamento psicológico.Foi qd uma luz apareceu no meu caminho eu sempre rezei e pedia para Deus q me ajudasse porém, era mais uma reza mecânica que a maioria das pessoas fazem , vão para igreja só para dizer q foi e asssim por diante...tinha me desliguado um pouco de quem me ama mais que tudo DEUS. Foi qd uma amiga minha que eu sabia q era mt religiosa fui conversar e contei para ela td q estava passando ela me deu vários conselhos me dissse q qd estivesse triste era para eu ler a bíblia no novo testamento, escutar muúsicas religiosas., oror incessantemente sem parar toda vez q eu tivesse triste pedir para Deus ajudarque ele não queria ver ninguém triste pq ele nos ama.. me chamou para e participar de grupos de oração. Gente issso mudou completamente a minha vida através dela eu mesmo nasci de novo eu aprendi a desenvolver minha fé. Gente cada pessoa é diferente Deus jogou fora a forma depeois q ele lhe fez....então vc não tem q se comparar com ninguém vc tem q acreditar em vc e pedir para Deus o q vc precisa ...pedir com fè q vc será ouvido com certeza. Vão para a igreja escutar a apavra de Deus.Hoje vou para a igreja duas vezes por semana , faço parte de um grupo de oração na sexta e na maioria dos domingos....Amo senhor meu Deus . Senhor Jesus Cristo cada vez mai e minha mãe querida MARIA(virgem santíssima), rezem tb pelo anjo da guarda de vcs elees são enviados por Deus para proteger vcs. HJ está contolada tanto minha saúde fícica como tb minha mental...Graças a Deus pedi para Deus iluminar tds os remédios q eu tomo e passo no rosto,e td a mente dos médicos que me acompanham hj em dia tomo remédio para depressão q fiquei mais garanto pra vcs q não melhor remédio no mundo do q a fé eme Deus. Porque a pessoa tb tem q se ajudar.
      Gente hj em dia o médico disse q meu rosto tá ótimo q é pra eu continuar desse jeito e eu disse para ele q foi graças a Deus... e tenho certeza com fé em Jesus cristo em Deus e virgem Santísssima q vou conseguir controlar pelo resto de minha vida. AH e só para deixar claro em primeiro lugar vc deve colocar Deus em sua vida , depois vc e sua família , depois sua profissão ou estudos e depois seu namorado. Tenha amor próprio e confie em Deus que ele quer o melhor pra vc. Hj não sei se o meu namorado é a pessoa certa pra mim rezo e peço a Deus pra ele colocar circunstância na minha vida para eu saber se ele é a pesssoa certa. O importante agora é minha felicidade, minha saúde, minha família, meu emprego DEUS quer o melhor para nós. Rezem o treço da libertação e da misericórdia, leiam a b´blia, pensam para Deus e vcs seram escutados mais tenham calma e confie nele.O sangue de Cristo tem poder. Participem de novenas.
      Em relação aos remédios q uso hj em dia é o do psiquiatra q são dois, tetraciclina 500mg 1 vez ao dia e passo duas vezes ao dia metronidazol gel 0,75%. E uso protetor corretamente nunca esqueço uso o protetor da la roche- posay anthelios ac para pele oleosa ou acneica fator 40 fluide extreme com cor renovo de 2 em duas hrs .... Lavo o rosto só três vezes ao dia de manhã 7 hrsd, 14 hrs e 11 hrs da noite antes de dormir . Passo a manhã até as duas com o remédio e o protetor em cima e na hora de dormir passo de novo o remédio. Uso maquiagem só no fim de semana. O sabonete q eu uso é o cetaphil para pele sensível. o pó uso um da racco luzes mais vou trocar pelo da make.b da boticário pq o da raccco é da minha mãe a base q eu uso é da tracta ela é oill free que vem com extrato de camomila e vitamina E. E o blush é o da avom mesmo. Siga as instruções do seu médico e peçam para Deus, Jesus cristo seu filho q é o médico dos médicos. Hj estou curada graças a Deus , Senhor Jesus Cristo e Virgem Santíssima.
    1. Avatar de Alê
      Ola!
      Também desobri que tenho Rossasea,e meu deramto mandou eu usar protetor solar fator 100 e um creme a base de metronidazol 2% e nicotinamida 4% 2 vezes ao dia, sabem que meu rosto ja esta bem mais claro e so faz 1 semana que estou usando.Ele disse q nao tem cura e sim tratamento p/sempre,que nao posso me expor ao sol sem protetor solar e usar umas 3 vezes ao dia filtro...eu morro de vergonha ao sair na rua quando meu rosto esta muito vermelho,parece uma alergia,ou acne daquelas bem avançadas....espero que nosso rosto melhore pessoal,boa sorte e feliz natal p/todos!
    1. Avatar de Ale
      haaa uma coisa tbm boa de lavar o rosto é sabonete a base de camomila(achei em farmacia de manipulação)...se chama calmante de camomila sabonete liquido.
    1. Avatar de Letícia
      Olá Pessoal ! Descobri que tinho rosácea ano passado. Percebi que a minha pele se irrita com a luz, a luz do tela do computador esquenta meu rosto, o vento, o frio e o calor, faz a minha pele do rosto ficar muito vermelha. Acho que vou precisar morar dentro de uma "bolha" rs Meu rosto esquenta demais, e bolinhas aparecem como se fosse espinhas tbm. Sinto um pouco de coçeira antes das crises tbm. Vou marcar dermatologista essa semana, e procurar outros métodos alternativos. Espero em breve postar minhas melhoras. Boa Sorte a todos!
    1. Avatar de Não Registrado
      só é necessário segundo o meu médico passar protetor qd for se expor a luz solar , sendo q tem q passar 30 minutos antes de se expor. Por exemplo o meu protetor é fator 40 se saio para ir trabalhar passo 7:30 e saio 8:00 de casa ,volto para casa 12:00 aí antes de voltar umas 11:00 ou 11:30 renovo novamente por cima mesmo sem precisar lavar o rosto....só q antes de passar pego um lenço e tiro o excesso de oleosidade aí depois eu passo!
    1. Avatar de Não Registrado
      só é necessário segundo o meu médico passar protetor qd for se expor a luz solar , sendo q tem q passar 30 minutos antes de se expor. Por exemplo o meu protetor é fator 40 se saio para ir trabalhar passo 7:30 e saio 8:00 de casa ,volto para casa 12:00 aí antes de voltar umas 11:00 ou 11:30 renovo novamente por cima mesmo sem precisar lavar o rosto....só q antes de passar pego um lenço e tiro o excesso de oleosidade aí depois eu passo .Bom pessoal existe mt mito sobre rosácea ...garanto a vcs mts vezes é o psicológico de vcs q fazem gerar as lesões...pelo menos é o q meu médico me diz. O que pode levar a aparecer as lesões é exposição solar sem proteçao e por tempo prolongado, pimenta, bebida quente por exemplo café, bebida alcóolica,medicamento vasodilatador, um local com calor mt intenso, frio intenso eu não tenho certeza,alguns problemas emocionais podem levar tb o aparecimento de lesões o resto é mitoooooo. Procuram rezar incessantemente e pedir para Deus ajudar vcs q vcs seram ouvidos....Se precisar procurem tratamento psicológico tb que tb poderá ajudá-los. Invoquem o nome de Jesus misericordioso e Maria sua mãe santíssima. Tenham fé em Deus!!!!!!!Eu tou controlada e espero q vcs tds tb consigam controlar e vc podem!!! mais vcs tem q se ajudar lenham o meu depoimento de cima vcs vão ver q para DEUS NADA É IMPOSSSÍVEL. . Em nome de Jesus!!!!
    1. Avatar de Não Registrado
      toda vez q vcs foram colocar o remédio no rosto e tomar o remédio peçam para Senhor Deus, Virgem Maria e Senhor Jesus Cristo para abençoar e curar-lhe dessa doença. Tenham fé entreguem a sua enfermidade na chagas de cristo que morreu para nos salvar.Peçam que tudo que vcs passarem no rosto de vcs só faça melhorar cada vez mais até ficar curados. ACREDITEM TENHAM FÉ. Leiam a bíblia em Isaías Cap 53.
    1. Avatar de Não Registrado
      Leiam também os evengelhos de São Mateus, Lucas, Marcos e João.

      Jesus Cristo veio para nos curar, salvar e libertar!!!!!!!!!

      Procurem ser pessoas de Deus...
    1. Avatar de Não Registrado
      gostaria de saber se existe algum medicamento ou pomada que melhore o estado das espinhas e do vermelhidão?
    1. Avatar de Não Registrado
      Veja os dados de uma pesquisa com 1066 pacientes feita nos Estados Unidos:




      Diagnóstico diferencial

      O diagnóstico diferencial da rosácea facial2,8 inclui a acne vulgar, o lúpus eritematoso sistêmico, a polimiosite, a sarcoidose nasal, as fotodermatoses, erupções medicamentosas (especialmente por iodo e brometos), a dermatite seborreica, e a dermatite perioral. Para a rosácea ocular, o diagnóstico diferencial pode incluir blefaroqueratoconjuntivite estafilocócica e a seborreica.

      Tratamento (Quadro1)

      O tratamento da rosácea não é curativo e é mensurado através da diminuição do eritema e das lesões inflamatórias, diminuindo em número, duração e intensidade dos flushings e, concomitantemente, dos sintomas de coceira, queimação e sensibilidade. As modalidades de tratamento incluem medicação tópica, sistêmica e tratamentos complementares. Os medicamentos disponíveis apenas controlam os sinais e os sintomas da doença. Nenhum algoritmo de tratamento se tornou o padrão de cuidado, segundo revisão do banco de dados da Biblioteca Cochrane (2005)9, a qualidade de estudos avaliando os tratamentos da rosácea é pobre. Parece haver certo grau de evidência no tratamento tópico com metronidazol e com ácido azelaico e no tratamento sistêmico com o metronidazol e com a tetraciclina.

      Tratamento tópico

      O tratamento tópico geralmente é feito com os seguintes medicamentos: ácido azelaico, pimecrolimus, sulfacetamida de sódio, antiparasitários e alfa-agonistas.

      Metronidazol10-11
      O metronidazol é um dos agentes tópicos mais utilizado no tratamento da rosácea e está disponível comercialmente como creme a 0,75%. Geralmente é bem tolerado, com baixos índices de eventos adversos. Pode ser aplicado uma ou duas vezes ao dia, sendo mais eficaz nas lesões inflamatórias, muitas vezes o resultado não é imediato, necessitando de várias semanas para o paciente notar a melhora.

      Ácido azelaico
      O ácido azelaico é útil na rosácea e existe estudo12 que o compara ao metronidazol tópico em termos de eficácia. Pode ser usado uma ou duas vezes ao dia.

      Sulfacetamida de sódio e enxofre13
      A sulfacetamida de sódio 10% e o enxofre 5% são tratamentos antigos que têm retornado ao receituário dermatológico no tratamento da rosácea e de outras dermatoses como acne e dermatite seborreica. Permite várias formas galênicas, como loção, creme, gel e sabonete. O mecanismo de ação não é bem conhecido, mas a sulfacetamida de ação bactericida e o enxofre tem ação antifúngica, antidemodética e queratolítica. Dois estudos, um comparando a sulfacetamida de sódio mais o enxofre contra o veículo e outro comparando a mesma formulação contra o metronidazol 0,75%, mostraram significativas melhoras das lesões inflamatórias e do eritema na rosácea pápulo-pustulosa14,15.

      Boa sorte a todos
    1. Avatar de Não Registrado
      Ah! esqueci de colocar também que a uso de Agua Termal que pode ser em pomada ou spray alivia e bastante a vermelhidão




      Introdução

      A rosácea é uma dermatose inflamatória crônica observada principalmente na pele do rosto, com períodos de exacerbação e de melhora, afetando cerca de 10% da população1. É causada por um processo inflamatório que envolve vasos da pele e a unidade pilossebácea, levando ao desenvolvimento de eritema, com sintomas de dor, queimação, prurido e flushing2. Esse componente inflamatório aumenta a sensibilidade da pele e diminui o limiar de tolerância a muitos agentes de uso tópico.

      Quadro clínico

      Os pacientes com rosácea geralmente apresentam queixa de vermelhidão, flushing, prurido e pele sensível. A pele do rosto é avermelhada, podendo apresentar pápulas, pústulas, telangiectasias e placas eritematosas. A erupção pode variar em função do grupo étnico, sendo que as pápulas e pústulas são menos comuns em negros e seus descendentes. O comprometimento extrafacial em regiões como pescoço, colo e couro cabeludo pode ocorrer, mas geralmente é decorrente da manifestação da doença associada ao dano solar crônico. Vários fatores desencadeantes estão associados com períodos de piora do quadro, como3-6:
      • Agentes locais: cosméticos, retinoides, corticosteroides, sabonetes com alta detergência
      • Drogas: álcool, tabaco
      • Alimentos: pimenta, chocolate, cafeína, alimentos quentes
      • Alterações ambientais: frio excessivo, calor excessivo, vento
      • Outros: fatores emocionais, exercícios físicos, alterações hormonais.

      Diagnóstico

      De acordo com o Comitê Nacional Norte Americano de Rosácea, a doença pode ser diagnosticada quando um ou mais dessas características estão presentes em áreas convexas da face: eritema transitório ou flushing, eritema permanente, pápulas, pústulas e telangiectasias. Sintomas secundários da rosácea incluem queimação, prurido, edema, manifestações oftalmológicas, ressecamento e fima. Esses sintomas secundários são utilizados para classificar a rosácea em quatro subtipos7.

      Rosácea eritêmato-telangectásica
      Ocorrem longos períodos de flushing facial, geralmente maiores que 10 minutos e desencadeados por estímulos, como estresse emocional, bebidas quentes, alimentos condimentados, exercício, alterações de temperatura3-5.
      O eritema é mais frequente e intenso na região centro-facial, poupando as áreas perioculares. Esses pacientes geralmente têm um limiar baixo de sensibilidade para uso de produtos tópicos, que podem desencadear queimação ou prurido.

      Rosácea pápulo-pustulosa
      Geralmente é vista em mulheres de meia-idade e é caracterizada pela presença de uma área de eritema nas regiões centrais da face, associada à pápulas e pústulas. O flushing pode ocorrer nesse subtipo, mas numa intensidade menor que a forma eritêmato-telangectásica.

      Rosácea fimatosa
      Caracteriza-se pela presença de fima, levando a acentuado espessamento da pele. Esses são mais comumente vistos na superfície do nariz (rinofima), mas também podem estar presentes nas bochechas, fronte, orelhas e/ou pápebras. Diferente dos outros tipos de rosácea, os tratamentos dos fimas geralmente necessitam de procedimentos cirúrgicos.

      Rosácea ocular
      Caracteriza-se por achados oculares e perioculares que incluem blefarite e conjuntivite e, eventualmente, podem evoluir para ceratite, esclerite ou irite. Os pacientes com rosácea ocular podem sentir queimação ou prurido, aumento da sensibilidade a luz e sensação de corpo estranho. As manifestações da rosácea podem preceder um quadro generalizado.

      Além dos subtipos mencionados, existem outras três variantes: rosácea fulminans, rosácea granulomatosa e rosácea esteroidal. A rosácea fulminans é uma doença grave com aparecimento de pápulas, nódulos e cistos deformantes. Em raros casos pode estar associada a doença inflamatória intestinal. A rosácea granulomatosa, mais comum em fototipos mais altos, manifestam-se com nódulos firmes semelhantes ao visto na sarcoidose cutânea e na tuberculose. A rosácea induzida por esteroides está associada ao uso crônico de esteroides tópicos. Esses agentes mascaram temporariamente o quadro de rosácea que reaparecem após a suspensão do medicamento, levando ao aparecimento de um ciclo vicioso em que o paciente recorre novamente ao medicamento para ter alívio dos sintomas.

      Diagnóstico diferencial

      O diagnóstico diferencial da rosácea facial2,8 inclui a acne vulgar, o lúpus eritematoso sistêmico, a polimiosite, a sarcoidose nasal, as fotodermatoses, erupções medicamentosas (especialmente por iodo e brometos), a dermatite seborreica, e a dermatite perioral. Para a rosácea ocular, o diagnóstico diferencial pode incluir blefaroqueratoconjuntivite estafilocócica e a seborreica.

      Tratamento (Quadro1)

      O tratamento da rosácea não é curativo e é mensurado através da diminuição do eritema e das lesões inflamatórias, diminuindo em número, duração e intensidade dos flushings e, concomitantemente, dos sintomas de coceira, queimação e sensibilidade. As modalidades de tratamento incluem medicação tópica, sistêmica e tratamentos complementares. Os medicamentos disponíveis apenas controlam os sinais e os sintomas da doença. Nenhum algoritmo de tratamento se tornou o padrão de cuidado, segundo revisão do banco de dados da Biblioteca Cochrane (2005)9, a qualidade de estudos avaliando os tratamentos da rosácea é pobre. Parece haver certo grau de evidência no tratamento tópico com metronidazol e com ácido azelaico e no tratamento sistêmico com o metronidazol e com a tetraciclina.

      Tratamento tópico

      O tratamento tópico geralmente é feito com os seguintes medicamentos: ácido azelaico, pimecrolimus, sulfacetamida de sódio, antiparasitários e alfa-agonistas.

      Metronidazol10-11
      O metronidazol é um dos agentes tópicos mais utilizado no tratamento da rosácea e está disponível comercialmente como creme a 0,75%. Geralmente é bem tolerado, com baixos índices de eventos adversos. Pode ser aplicado uma ou duas vezes ao dia, sendo mais eficaz nas lesões inflamatórias, muitas vezes o resultado não é imediato, necessitando de várias semanas para o paciente notar a melhora.

      Ácido azelaico
      O ácido azelaico é útil na rosácea e existe estudo12 que o compara ao metronidazol tópico em termos de eficácia. Pode ser usado uma ou duas vezes ao dia.

      Sulfacetamida de sódio e enxofre13
      A sulfacetamida de sódio 10% e o enxofre 5% são tratamentos antigos que têm retornado ao receituário dermatológico no tratamento da rosácea e de outras dermatoses como acne e dermatite seborreica. Permite várias formas galênicas, como loção, creme, gel e sabonete. O mecanismo de ação não é bem conhecido, mas a sulfacetamida de ação bactericida e o enxofre tem ação antifúngica, antidemodética e queratolítica. Dois estudos, um comparando a sulfacetamida de sódio mais o enxofre contra o veículo e outro comparando a mesma formulação contra o metronidazol 0,75%, mostraram significativas melhoras das lesões inflamatórias e do eritema na rosácea pápulo-pustulosa14,15.



      boa sorte a todos de novo
    1. Avatar de Não Registrado
      Olá pessoal...
      Descobri que tinha rosacea a mais de 10 anos, após um stres muito forte... e nas datas mais importantes que ele fica mais grave... no natal já estava bem vermelho e um pouco inchado, ai tomei um vinho e a coisa piorou muuito... ficou muito inchado, meu olha mau abria, fiquei desesperado pois minha darmatologista esta de ferias e o remedio que eu tomo TETRALYSAL, so vende com receita... Fui na emergencia do meu plano e consegui a receita com um clinico, só que esqueci de podir da pomada que tambem exige receita...
      Num ato de desepero abri uma capsu do tetrasysal, misturei em um creme hidratante e passei na lesão... estou pasma, o resultado foi fantastico...
      Estou indo comprar as entradas para o revilon que já tinha desistido de ir... parecendo que tomou um murro no olho... rssss
      Filiz ano novo para todos....
    1. Avatar de Adriano Souza
      Citação Postado Originalmente por fernando alex Ver Post
      Se quiser curar sua rosacea, basta usar ROACUTAN na dosagem correta, o rsto pode jogar fora.
      Eu fiz tratamento com Roacutam e realmente fez efeito, pensa na pele de bebe que fiquei, mas to aqui pelo fato de estar surgindo pequenas manchas vermelhas, mas ja faz 5 anos que usei e agora que ta querendo voltar, o mais complicado é o risco do medicamento. fazer filho é arriscado, enfraquecimento dos ossos, nada de contato físico, mas o resultado é aniamador. Ja to pensando em visitar meu dermatologista de novo. abraços.